segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

APOCALIPSE - REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO

Apocalipse 1:1-3.
1. Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.
2. O Qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3. Bem-aventurado quele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas: porque o tempo está próximo.


                                                             S I N T E S E
A chave deste livro maravilhoso e misterioso, encontra-se no versículo inicial: "REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO". O propósito principal consiste em revelar o Senhor Jesus Cristo como o Redentor do mundo e conquistador do mal, e apresentar de forma simbólica o programa mediante o qual ele desempenhará seu trabalho. A estrutura do Apocalipse fundamenta-se em quatro grandes visões, cada uma das quais iniciada pela frase: "Em espírito", e contém um aspecto da pessoa de Jesus Cristo em sua capacidade de julgar o mundo. O Apocalipse começa com cartas que o Senhor dirige às sete igrejas da era apostólica, típicas das igrejas de todos os tempos. Nessas cartas ele expressa seus elogios e críticas, terminando com uma advertência e uma promessa. Ao iniciar-se o quarto capítulo, o vidente é transladado ao céu, onde contempla "as coisas que depois destas devem acontecer" Ap 4:1 - Depois destas coisas, olhei , e eis que estava uma porta aberta no céu:  e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Mediante uma sucessão de juízos, selos, trombetas e taças de ira, a terra é castigada por seu pecado, iniciando-se o grande dia da ira de Deus. Não há indícios da duração do processo, mas parece que se acelera ao aproximar-se do seu fim. A partir do capítulo 17 e até o capítulo 20 inclusive, temos uma vista pormenorizada da consumação da era. Representa-se o retorno de Cristo em glória com os exércitos do céu. (Ap 19:11-21), o estabelecimento do reino e sua conclusão no juízo final do grande trono branco.(Ap 20:1-15), e a criação de um novo mundo (Ap 21:1-8). A última visão é prolongamento da terceira, ao descrever com maior amplitude a natureza da cidade de Deus. (Ap 21:9-22:5).
     A conclusão do livro é um convite a devoção. Se Cristo vai retornar, a santidade e o trabalho são obrigatórios no que respeita a seu povo. A oração no final deve expressar o desejo de todo o crente: "Amém. Ora vem, Senhor Jesus" (Ap 22:20).


J.DCavalcante.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A FÉ PERFEITA EM DEUS

Salmos 46:1-11 
1.  Deus é nosso refúgio e fortaleza , socorro bem presente na angústia.
2.  Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para meio dos mares.
3.  Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
4.  Há um  rio cujas correntes abalam a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5.  Deus está no meio dela, não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.
6.  As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7.  O Senhor dos exércitos está conosco: o Deus de Jacó refúgio.
8.  Vinde contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
9.  Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações.
11 O Senhor dos exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.


     Ora a fé é  o firme fundamento das coisas que se esperam, a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e é galardoador dos que o buscam. Hb.11:6.
Queridos, para agradar a Deus é necessário de fé. Ter fé em um Deus que realmente pode nos socorrer na hora da angústia, nos momentos de tribulação, nos desertos da vida, na dor, no sofrimento, nos vendavais e tempestades que as vezes nos sobrevêm. É preciso confiar e ter fé naquele que é o nosso refúgio, nossa fortaleza, nosso escudo, nosso rochedo, nosso libertador fiel, e o Deus da nossa salvação.
     Exaltado, adorado e engrandecido seja o nosso Deus para sempre, ALELUIAAAA!!!

J.DCavalcante.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

IMPORTA MAIS OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS

Deuteronômio 10:12-21 - Agora  pois, ó povo de Deus, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com  toda a tua alma. Para guardares os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há. Tão-somente o Senhor tomou prazer em teus pais para os amar: e a vós, sementes deles,escolheu depois deles, de todos os povos , como neste dia se vê. Circuncidai pois o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas: Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestido. Ao Senhor teu Deus temerás, a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás. Ele é o teu louvor e o teu Deus, que fez estas grandes cousas que os teus olhos têm visto.
        Amados do Senhor, Deus não tem prazer em holocaustos, ou outro tipo de sacrifício, o que agrada a Deus é  um coração quebrantado, "a um coração quebrantado não desprezarás ó Deus". O importante e o que agrada a Deus, é OBEDECER DE CORAÇÃO, E COM TODAS AS FORÇAS DA ALMA. Esta tomada de posição deve ser uma constante para todos os que se dizem servos de Jesus: Obedecer a Deus, andar nos seus caminhos, servi-lo com toda disposição, e amá-lo de todo o coração. É isto que o Senhor espera de cada pessoa que se diz servo de Jesus. OBEDIÊNCIA  TOTAL. Sem reservas e sem temor, mas com amor e dedicação ao Senhor. 
          Obedeça, ame, e sirva ao Senhor de todo o seu coração!!!

J.DCavalcante.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ALEGRAI-VOS COM GOZO INEFÁVEL E GLORIOSO

l° Pedro cap. 1:3-12 - Bendito sejo o  Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo, dentre os mortos. Para uma herança incorruptível, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós. Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo. Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações; Para que a prova da vossa fé, muto mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; A qual, não o havendo visto, amais, no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso. Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das almas. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada. Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir; e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho: para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
       Alegria é muito importante paro o servo do Senhor Jesus Cristo. O crente, desfruta desta alegria, com base sólida na Palavra de Deus. A qual, nos ensina a ter alegria, pois para nós há uma gloriosa esperança revelada para todos aqueles que confessam o Senhor Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador.
        A revelação está explícita em toda a Bíblia, que aponta Jesus como sendo o centro de tudo, quando o assunto é salvação. Neste texto do apostolo Pedro nós lemos algo precioso sobre alegria, alegria da salvação, que é inefável e cheia de glória, aleluia!! Realização plena do Senhor Jesus Cristo. Ao Senhor Jesus Cristo toda honra, toda glória e todo o louvor. Amém.

J.DCavalcante.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

HÁ UM TEMPO PARA TODO INTENTO DETERMINADO POR DEUS

Eclesiastes 3: 1- 13 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o proposito de Deus, debaixo do céu; Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de plantear e tempo de saltar; Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar e tempo de  aborrecer, tempo de paz e tempo de guerra;
Tudo Deus fez formoso em seu tempo, também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho conhecido que não há cousa melhor para eles do que alegrarem-se e fazerem bem na sua vida. E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho: isto é um dom de Deus.
      O sábio, mais sábio dos homens, inspirado é claro pelo Deus soberano, escreveu este texto maravilhoso, para mostrar aos demais homens sobre a terra, que tudo tem o seu tempo determinado por Deus, e que nada acontece por acaso. Deus está no controle de tudo. Deus pelo seu eterno poder e seu decreto eterno, age como quer, quando e como quiser, na hora e no dia que ele (Deus) determinar. 
      Todas as cousas acontecem segundo o proposito de Deus. No momento de Deus. Nada, nada mesmo, que o homem  intentar fazer para mudar o que Deus determinou, ninguém pode frustrar os planos de Deus.
       Acredite, tudo acontece pelo decreto permissivo de Deus, e no tempo de Deus. 
  
J.DCavalcante.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

EIS AS COUSAS QUE DEVEIS FAZER:

Zacarias cap. 8: 16 e 17 : Eis as cousas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com seu companheiro; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas; e nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque a todas estas cousas eu aborreço, diz o Senhor dos exércitos.
        Meus amados, eis as cousas que na qualidade de cristãos, deveis fazer: Vou aqui pontoar algumas: tomando é claro a Bíblia como um todo.
1° -  Devemos amar ao Senhor nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, com todo o nosso entendimento, reverência e temor. E, ao nosso próximo como a nós mesmos.
2° -  Falar a verdade sempre aos nossos amigos e irmãos, pois a verdade liberta, disse o Senhor Jesus: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
3° -  Servir ao Senhor nosso Deus com alegria, e se apresentar diante de Deus com cânticos de louvor e adoração. Deus é o único digno de toda adoração.
4° -  Observar os ensinamentos da Palavra do Senhor, examinando com todo carinho e submissão. O Senhor Jesus disse: Examinais as Escrituras ou seja a "Bíblia Sagrada", porque elas testificam de mim, e encontrareis nela a  vida eterna.
5° -  Executai juízo de verdade e paz nas vossas casas, no comércio, no supermercado, no teatro, no clube, na escola, ou em qualquer lugar que você estiver. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus cap. 5: v. 16.
6° -  Nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, e nem ame o juramento falso; porque a todas estas cousas eu aborreço, diz o Senhor.


J.DCavalcante.

REJEITANDO O MAL

"Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma
alguma para fazer o mal" (Salmos 37:8).

uma velha senhora, religiosa, porém, muito mal-humorada,
ficou muito aborrecida porque seus vizinhos se esqueceram de
convidá-la para um piquenique que fariam no domingo
seguinte. Na manhã em que o evento aconteceria, eles
perceberam o esquecimento e enviaram um menino para
convidá-la a vir com eles. "Agora é tarde", ela disse
rispidamente. "Eu tenho orado para chover."

Até que ponto nós, cristãos, temos mostrado atitude
semelhante ao da senhora de nossa história? Até que ponto
temos nos irado por coisas que as pessoas fazem, muitas
vezes, sem a intenção de fazê-lo? Temos deixado o nosso
mau-humor ofuscar o brilho que deveria ser a nossa principal
característica? Temos dado lugar ao diabo, em vez de
demonstrar o amor que o Senhor nos ensinou?

"Eu não vou mais à igreja! O pastor não me atendeu no dia em
que o procurei"; "Eu não vou participar mais do louvor!
Cumprimentei o baterista e ele não retribuiu à minha
saudação". "Não contem comigo no evangelismo! Ninguém
valoriza o que faço"... e seguem-se outras lamúrias,
murmurações, queixas. E, além de não participar, ainda fica
ansiando que tudo dê errado e que os eventos sejam um

fiasco.

O verdadeiro filho de Deus não age dessa maneira. Ele tem
amor no coração e esse amor move todas as suas atitudes. Ele
entende quando o pastor não pode lhe falar, e ora para que
ele possa cumprir todos os seus compromissos. Ele ama aos
irmãos e sabe que, quando não o cumprimentaram, foi porque
estavam distraídos e nem notaram quando lhes falou. Ele vê o
lado bom de todos e os defeitos são ignorados completamente.

O cristão autêntico jamais deseja o mal do seu próximo, e
muito menos dos irmãos. E mesmo quando é ofendido, não
revida e ainda ora para que Deus abençoe o ofensor. De que
adiantaria agir da mesma forma? Que diferença mostraria aos
que não têm Deus no coração? Ele sempre coloca o Senhor em
primeiro lugar e, suas atitudes, sempre procuram glorificar
o nome de Jesus.

O que você costuma desejar a seu próximo, o bem ou o mal?



De Paulo Barbosa, postado por J.DCavalcante.

DE QUEM É A GLÓRIA?

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer
coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 Coríntios 10:31) .
 




Resoluções tomadas por Jonathan Edwards: "Resolução 1: todos
os homens devem viver para a glória de Deus. Resolução 2: se
os outros vivem ou não, eu viverei."

O grande pregador escolheu a melhor maneira de viver.
Certamente teve uma vida abundante e feliz e, como já
escrevi aqui há alguns anos, deixou uma grande descendência
que também glorificou o nome do Senhor.

Quando vivemos para a honra e glória de nosso Senhor Jesus
Cristo, caminhamos com segurança, com o coração cheio de
regozijo, sem motivos para murmurações e certos de que
nossas atitudes serão plenamente agradáveis a Deus.

Ser vitorioso não é ter uma conta milionária no banco, ou
uma mansão próxima à praia, ou uma fazenda cheia de gado
leiteiro. Ser vitorioso é amar a Deus, é glorificar a Deus,
é poder contar com Ele em qualquer situação. Ser vitorioso é
não ter do que se envergonhar, é ser admirado por outros,
não pelo que possui e sim pelo que é. Ser vitorioso é ter a
certeza de que um dia ouvirá o Senhor chamando seu nome,
acrescentado de "bendito de meu Pai".

Muitos vivem para seus próprios interesses. Muitos sonham em
conquistar grandes fortunas. Muitos procuram ser honrados e
alcançar notoriedade. Muitos querem provar que são melhores
que os demais. Esses vivem para sua própria honra e glória.

Mas os que são verdadeiramente felizes, vivem para a glória
de Deus, para honrar Seu santo e bendito nome, para exaltar
o nome do Salvador. Esses sempre andarão de cabeça erguida e
sempre receberão abraços sinceros e gratificantes. Andarão
de mãos dadas com Deus e terão seus nomes escritos no Livro
da Vida, nos Céus.


Você vive para glorificar a quem?



De Paulo Barbosa postado por J.DCavalcante.

EU TE AMAREI DE TODO O CORAÇÃO Ó SENHOR

Salmos 18: 1 - 3 : Eu te amarei do coração, ó Senhor, fortaleza minha.
 O Senhor é o meu rochedo, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio. Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
        Para que nós possamos desfrutar as bênçãos do Deus todo poderoso, que é sem limites, precisamos, à semelhança do que fez o servo do Senhor, Davi, amar ao Senhor Deus, todo o coração, de toda  nossa força, e com toda a nossa alma. 
        Quando tomamos a decisão acertada, de sem reservas e com disposição buscar ao Senhor, com certeza
o nosso desejo será servir ao Senhor com alegria; e nos presentarmos diante de Deus com cânticos de louvor.
        Exaltar ao Senhor é: declarar com total submissão e reverência que só o Senhor é Deus. O Deus forte, o Senhor dos Exércitos, o Deus que criou tudo e está no comando de tudo, o Deus Santo, que está assentado no trono de graça e de glória, e reina soberano sobre tudo e sobre todos. Só o Senhor é Deus.
        Então que tal declarar: O Senhor é o meu rochedo, o meu libertador fiel, a minha fortaleza em quem confio, o meu alto refúgio, o meu salvador em Cristo Jesus.
        Declare: eu te amarei de todo o meu coração ó Senhor!!!!


J.DCavalcante.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA DE DEUS


Provérbios 3. 1-6 Filho meu não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz.
Não te desamparem a benignidade, e a fidelidade: ata-as ao teu pescoço: escreve-as na tábua do teu coração.
E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Deus endireitará as tuas veredas.
Este texto bíblico nos ensina algumas lições preciosas para nossa vida, e aplicação prática no dia a dia. É só seguir os sábios conselhos aqui ministrados. Vamos pontuar alguns:
1° - filho meu não te esqueças da minha lei, ou seja dos meus ensinos, preceitos, testemunhos, estatutos, etc..
2° - filho meu guarde o meus mandamentos no teu coração, porque eles aumentarão os teus dias na terra, e acrescentarão anos de vida e paz.
3° - filho seja benigno e fiel, com o Senhor e também com irmãos e amigos.
4° - filho meu confia no Senhor teu Deus de todo o teu coração, e não confie você mesmo, e Deus endireitará
o teu caminho, aplainará as tuas veredas, tirará as barreiras e empecilhos da tua vida.
5° - filho meu observa diligentemente os conselhos ministrados pela Palavra de Deus, e viverás feliz e tranquilo.

J.DCavalcante.