O estudo da doutrina da salvação visa mostrar os elementos essenciais para que o homem receba a Cristo e a certeza de que ele pode ter comunhão e vida eterna com Deus.
FÉ EM JESUS CRISTO
A fé salvadora é um dom da graça de Deus por meio da qual os eleitos são habilitados a receber a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador e, a crer em todas as promessas do Deus trino, conforme estão registrada nas Escrituras ( Breve Catecismo, 2001, pergunta 86)
A fé salvadora não é simplesmente emocional ela é constituída de três elementos, a saber:
a - ELEMENTO INTELECTUAL - Caracteriza-se pela convicção racional de que aquilo que a palavra diz é a verdade: Atos 11: 13 e 14: E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: envia varões a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. O qual te dirá palavras com que te salves. Atos 10: 43: A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. Romanos 10: 14-17: Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? como está escrito: quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaias diz: Senhor que creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
b - ELEMENTO EMOCIONAL - A fé não é só racional, ela envolve as nossas emoções, pois, o ato de crer envolve todo o nosso ser, visto que passamos a viver intensamente a realidade da fé Mateus 13:20 que diz: Porem o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; e atos 8:5-8: E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.
c - ELEMENTO VOLITIVO - Há o desejo no coração em ser transformado pelo Espírito Santo, de receber a Cristo como Senhor, entregando-se totalmente a Deus. Romanos 10: 9-10: A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação; Mateus 11:28-29 - Está escrito: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. E atos 16:31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa. Percebe-se que a fé produto da graça de Deus, que age por meio de sua Palavra. (Atos 3.16; 18:28; Romanos 10:17; efésios 2:8 Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus). A fé sendo obra da graça de Deus, resulta no princípio de somente os eleitos crerão. João 10:26 diz: Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito; e João 8:43-48 Porque não entendeis a minha linguagem? por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. Responderam pois os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
1. EVIDÊNCIA DA FÉ SALVADORA
a) O DESEJO DE SER BATIZADO - O batismo é uma seqüência natural da fé salvadora, ler Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Atos 8: 37 e 38 - E disse Filipe: É licito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. Atos 16: 30-33 - E, tirando-os para fora, disse: senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás, salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões, e logo foi batizado, ele e todos os seus. Atos 18:8 - E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos do coríntios , ouvindo-o creram e foram batizados.
b) COMUNHÃO E FRATERNIDADE - Isto é demonstrado na vida diária da igreja. Atos 2:44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. Atos 4:32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
c) OBEDIÊNCIA - É inconcebível um "crente", que afirma possuir fé, desobediente à palavra e as determinações da igreja, enquanto esta permanecer fiel à Palavra de Deus.
d) SANTIFICAÇÃO - Cresce-se espiritualmente por meio dos meios concedidos por Deus para o crescimento dos seus filhos, Mateus 13:23: Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra, e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Atos 26:18: Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a DEUS: a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em mim; 2 ts 1:3 - Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós abunda nuns pra com os outros; 1° Timóteo 4:6 - Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
e) OPEROSIDADE - A fé é demonstrada pelo trabalho operoso: l° Tessalonicenses 1:3 e 8 - Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações; porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.
2. ARREPENDIMENTO
Uma exigência da fé é o arrependimento. Arrependimento é uma graça salvadora, pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepção da misericórdia de Deus se enche de tristeza e horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe obediência Atos 3:19 que diz: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor; Atos 11:18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: na verdade até aos gentios deu Deus arrependimento pra a vida. E cap. 11:21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus. Em Lucas 24:47 lemos: E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
3. JUSTIFICAÇÃO
Justificação significa tornar alguém justo, mas declarar justo do ponto de vista judicial. veja Gêneses 15: 6 E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça. Para Abraão foi "imputada", "creditada", ou "atribuída" justiça de Deus" (CONFISSÃO DE FÉ, 2001,p 100).
Justificação, portanto, apresenta os seguintes ensinos:
a. Ela é fruto da graça de Deus
Romanos 3:24 Sendo justificado gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus; Tito 3:3-5 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes , extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-vos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Gálatas 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.
b. O PREÇO - FOI O SANGUE DE JESUS.
b - ELEMENTO EMOCIONAL - A fé não é só racional, ela envolve as nossas emoções, pois, o ato de crer envolve todo o nosso ser, visto que passamos a viver intensamente a realidade da fé Mateus 13:20 que diz: Porem o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; e atos 8:5-8: E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.
c - ELEMENTO VOLITIVO - Há o desejo no coração em ser transformado pelo Espírito Santo, de receber a Cristo como Senhor, entregando-se totalmente a Deus. Romanos 10: 9-10: A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação; Mateus 11:28-29 - Está escrito: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. E atos 16:31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa. Percebe-se que a fé produto da graça de Deus, que age por meio de sua Palavra. (Atos 3.16; 18:28; Romanos 10:17; efésios 2:8 Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus). A fé sendo obra da graça de Deus, resulta no princípio de somente os eleitos crerão. João 10:26 diz: Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito; e João 8:43-48 Porque não entendeis a minha linguagem? por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. Responderam pois os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
1. EVIDÊNCIA DA FÉ SALVADORA
a) O DESEJO DE SER BATIZADO - O batismo é uma seqüência natural da fé salvadora, ler Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Atos 8: 37 e 38 - E disse Filipe: É licito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. Atos 16: 30-33 - E, tirando-os para fora, disse: senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás, salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões, e logo foi batizado, ele e todos os seus. Atos 18:8 - E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos do coríntios , ouvindo-o creram e foram batizados.
b) COMUNHÃO E FRATERNIDADE - Isto é demonstrado na vida diária da igreja. Atos 2:44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. Atos 4:32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
c) OBEDIÊNCIA - É inconcebível um "crente", que afirma possuir fé, desobediente à palavra e as determinações da igreja, enquanto esta permanecer fiel à Palavra de Deus.
d) SANTIFICAÇÃO - Cresce-se espiritualmente por meio dos meios concedidos por Deus para o crescimento dos seus filhos, Mateus 13:23: Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra, e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Atos 26:18: Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a DEUS: a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em mim; 2 ts 1:3 - Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós abunda nuns pra com os outros; 1° Timóteo 4:6 - Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
e) OPEROSIDADE - A fé é demonstrada pelo trabalho operoso: l° Tessalonicenses 1:3 e 8 - Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações; porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.
2. ARREPENDIMENTO
Uma exigência da fé é o arrependimento. Arrependimento é uma graça salvadora, pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepção da misericórdia de Deus se enche de tristeza e horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe obediência Atos 3:19 que diz: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor; Atos 11:18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: na verdade até aos gentios deu Deus arrependimento pra a vida. E cap. 11:21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus. Em Lucas 24:47 lemos: E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
3. JUSTIFICAÇÃO
Justificação significa tornar alguém justo, mas declarar justo do ponto de vista judicial. veja Gêneses 15: 6 E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça. Para Abraão foi "imputada", "creditada", ou "atribuída" justiça de Deus" (CONFISSÃO DE FÉ, 2001,p 100).
Justificação, portanto, apresenta os seguintes ensinos:
a. Ela é fruto da graça de Deus
Romanos 3:24 Sendo justificado gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus; Tito 3:3-5 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes , extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-vos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Gálatas 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.
b. O PREÇO - FOI O SANGUE DE JESUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo e qualquer comentário, será avaliado por mim.
De sua opinião, é importante para que eu possa melhorar o que for possível.